![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_tq7IGBB2g6wCYE5BjqWygDTsEUyM5JIwLr6LUQjdA3Wk2PDB9sDH7S1r3oxXJ2zYfE4AQRcuoFJDdbDaoJAEJdiuQwY_u4YsX2DFfpI8TMCYEYtURztUqwkw0NOkgny6ana6MV0foFA/s200/82.bmp)
- 97,4% está nos oceanos e mares, e é salgada;
- 1,98% está armazenada nos glaciares e em lugares quase inacessíveis;
- 0,589% são águas subterrâneas;
- 0,03% está nos rios e lagos e ainda...
- 0,001% na atmosfera.
Apenas 1% de toda a água do planeta está disponível para uso!!!!
Durante muito tempo, a água foi sempre considerada um recurso infinito, pois a Natureza parecia ter muita abundância e a água parecia sempre renovável.
Hoje em dia , o mau uso e a crescente procura deste recurso preocupam todos pela menor disponibilidade de água potável em todo o planeta.
Se continuarmos a gastar água desnecessariamente e sem cuidado, dentro de poucos anos ficaremos sem ela para os bens essenciais. Para reduzir o consumo anual de água e, naturalmente, a sua conta mensal, basta aplicar simples dicas em casa, tornando-os, a pouco e pouco, em hábitos de poupança para o seu quotidiano. Para além de poupar dinheiro, estará a salvaguardar um dos bens mais preciosos da terra, que infelizmente se tem tornado cada vez mais escasso.
Na casa de banho:
• Num banho de imersão gasta cerca de 180 litros de água. Num duche gasta 60 litros, se demorar apenas 5 minutos. Opte pelo duche e não se esqueça: seja rápido e enquanto se ensaboa não deixe correr a água do chuveiro.
• Enquanto escova os dentes ou se barbeia, feche a torneira. Assim, poupará muitos litros de água.
• Em cada descarga do autoclismo gasta 6 a 10 litros de água. Utilize-o só quando for necessário.
• Não transforme a sanita em recipiente de lixo. Restos de comida, cabelos, papéis, cigarros bem apagados vão para o lixo.
• No autoclismo, usar a descarga de menor volume, ou interrupção da descarga, para usos que não necessitem da descarga total.
• Para a poupança da água, pode colocar uma garrafa com areia dentro do depósito do autoclismo com o objectivo de poupar água na descarga.
Na cozinha:
• Antes de lavar os pratos, tachos, panelas ou frigideiras, limpe-os com papel. Se necessário, deixe-os “de molho”.
• Não lave a loiça em água corrente. Utilize a bacia do lava-louça ou um alguidar.
• Não lave a loiça peça a peça. Junte-a e lave-a 1 ou 2 vezes por dia. Use a mínima quantidade de detergente necessário para uma lavagem eficaz.
• Se tiver máquina de lavar, não a ponha a trabalhar sem a carga completa. Lembre-se que quando a liga, ela consome 25 a 60 litros de água.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgf4MmahyphenhyphenBcjb1zibsVtRINpshkfsBU9PVCC7_tNiVa47eB5o_csBgv35BhiOTMS3-qdDdXmwBbR9zstv7Ov5RBA3fiEIEj4yh-SJhLpUs7DM9CjBdtxUWmOUgR8DkdPE8YcsJr8VgrWw8/s200/maquinaa.bmp)
Na lavagem da roupa:
• Uma máquina de lavar roupa consome 60 a 90 litros de água por lavagem. Use-a apenas com a carga máxima. Para pouca roupa ou peças isoladas não use a máquina. Lave à mão e utilize depois a água para lavar o chão da cozinha.
No jardim:
• Há plantas que necessitam de pouca água. Evite regá-las sem necessidade. Se possível, utilize água de poços ou ribeiros ou mesmo água da lavagem de legumes ou frutos.
• Utilize a água que sobrou, de lavar os vegetais, para regar as plantas.
• Regue de manhã cedo ou à noite, poupando a água que se perde por evaporação com o calor ou sol.
• Aplicar uma cobertura na piscina reduz a perda de água por evaporação, cerca de 90%.
Lavar o carro durante 30 minutos com meia torneira aberta consome 216 a 560 litros de água por lavagem. Usar um balde de 10 litros para molhar o carro e 3 baldes para enxaguar, consome apenas 40 litros por lavagem, o que representa uma economia significativa. A lavagem de carros nas estações de serviço é sempre uma alternativa, pois a água consumida para o efeito está prevista e controlada para uma eficiência máxima. Por isso lave o seu carro a balde. Se utilizar uma mangueira, desligue a água sempre que não estiver a ser usada. Alternativamente lave-o na estação de serviço.
Está nas nossas mãos utilizarmos apenas a água indispensável ao nosso dia-a-dia, poupando-a, para que ela não acabe. Com pequenos gestos, podemos garantir que as gerações futuras tenham acesso a este bem, para que possam sobreviver.
Reutilize a água que puder! REDUZA O CONSUMO!
Sem comentários:
Enviar um comentário